top of page
Writer's pictureGabriel Toueg

O 1º samba gravado da história fez 100 anos – e ganhou este doodle

O chefe da folia Pelo telefone manda me avisar Que com alegria Não se questione para se brincar

Assim começa “Pelo Telefone“, o primeiro samba gravado da história. E ele acabou de completar 100 anos de idade. Foi composto por Ernesto dos Santos, conhecido como Donga, com parceria do jornalista Mauro de Almeida. Naquela época, 1916, quando foi registrado, era “Pelo Telephone”, com ph. Ouça:

Para lembrar o aniversário de 100 anos da melodia, comemorada no último domingo, dia 27, o Google preparou o doodle que ilustra este post, visível no buscador no Brasil. Em sua página, a empresa conta:

Por ter sido concebida pela primeira vez na casa de Tia Ciata, onde os músicos com frequência participavam de rodas de samba, muitos outros tentaram reivindicar a autoria da melodia. Mas foi Donga quem registrou a partitura na Biblioteca Nacional do Brasil, em 27 de novembro de 1916.

Segundo a Wikipedia, “Pelo Telefone” “originalmente intitulava-se ‘Roceiro’ e foi uma criação coletiva, com participação de João da Baiana, Pixinguinha, Caninha, Hilário Jovino Ferreira e Sinhô, entre outros”.

A revista Brasileiros conta que o livro “Música Popular Brasileira – Histórias da Sua Gente“, lançado em 1992, tem um capítulo inteiramente dedicado à controversa composição, sob o título “Um Telefone Que Deu O Que Falar”. O site da publicação reproduz na íntegra o capítulo assinado por Renato Vivacqua, escritor e pesquisador de música popular.

Chefe da Polícia Você certamente já ouviu a versão que começa assim:

O chefe da Polícia Pelo telefone Manda-me avisar Que na Carioca Tem uma roleta Para se jogar

No capítulo reproduzido pela Brasileiros a história dessa versão aparece: “é de 1913, quando repórteres de A Noite colocaram uma roleta no Largo da Carioca, para mostrar que o chefe de Polícia fazia vista grossa à jogatina”. O site Musica Brasilis conta a história completa do episódio, que terminou com a apreensão da roleta dos jornalistas:

A edição do jornal naquele dia foi um sucesso, encerrando a narração do incidente com uma ameaça: “E cá está a roleta para uma nova fezinha se o senhor doutor chefe-de-polícia continuar a fazer declarações tão patetas”.
pelo_telephone1
0 views0 comments

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page